Vídeo Mais informações – Janeiro do Calendário 2018

3 pontos essenciais para a oração:

Cuidado com orações falsas…

Feliz ano novo!

Veja o nosso vídeo de introdução:

Texto mais informações

QUANDO CLAMEI, TU ME

RESPONDESTE; DESTE-ME

FORÇA E CORAGEM.

SALMO 138,3

Deus quer responder o seu clamor!

Clamar significa orar intensamente.

Os soldados do exemplo, fingiram estar orando em pé com os olhos fechados contando silenciosamente até vinte. Somente depois desta cerimonia se sentaram no banco da igreja. As pessoas da igreja acharam maravilhoso. Mas para nós é óbvio que eles não oraram de verdade. Assim como eles, muitos fingem orar regularmente, especialmente em ocasiões religiosas… É claro que Deus não pode se agradar nisso!

A seguir, quero mostrar três pontos essenciais para a oração que Jesus ensinou.

1. Não tente aparecer: Jesus diz:Mt 6,2.

E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros.

Gostamos de ser vistos, e tentamos deixar a melhor impressão possível. O comportamento que se tornou padrão entre nós, é de evitarmos revelar os nossos defeitos por meio de “atuação”. Isso se tornou um problema sério, pois passamos a usar máscaras que nos tornam artificiais e falsos. Passamos a viver dentro de padrões e exigências de pura aparência e por isso duvidosas, em vez de viver na verdade e sinceridade que Deus tanto valoriza. Isso cria problemas em nossos relacionamentos e também no relacionamento com Deus. Que engano seria se os soldados por serem elogiados acreditassem na boa qualidade das suas orações! Acredito que exatamente isso que está acontecendo com esse tema de oração podemos enganar a outros e até a nós mesmos, mas não a Deus! Ele enxerga muito bem o quanto isso acontece. A palavra hipócrita, usada por Jesus, significa “ator”, ou seja, uma pessoa que atua. Por isso, não atue quando estiver orando! Somente quando tirarmos as máscaras, especialmente as religiosas, podemos falar com Deus de verdade, isto é, orar e clamar. Simplesmente abra sinceramente seu coração a Deus!

2. Não pense que pelo seu muito falar você será ouvido! Jesus ensina em Mateus 6,7.

E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.Segundo Jesus, usar repetições vãs nas orações é claramente reprovado por Deus! Fazemos bem quando as tiramos das nossas orações.

3. Oração verdadeira é humilde!Oração falsa confia em si, despreza os outros e rejeita a justiça de Deus! Lucas 18,9-14: A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: “Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’.

“Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.

Estes versículos mostram que não somente sua oração, mas sua vida inteira pode ser reprovada por Deus!

O homem religioso, achava-se melhor do que os outros: Ele foi reprovado junto com sua longa oração. Justamente a pessoa de má fama, o publicano, reconheceu sua necessidade da misericórdia de Deus: Ele foi aprovado junto com sua oração curta! Faça como ele, reconheça sua necessidade de perdão! Para nos dar Sua misericórdia Jesus morreu na cruz em nosso lugar. Ele pagou nossa divida e conquistou a vida eterna!

Vamos concluir? Comece a orar de verdade! Primeiro, fale com Deus de coração, sem fingimento, segundo, ore sem vãs repetições e terceiro clame com humildade. A resposta de Deus virá! Ele lhe dará o melhor: A presença eterna Dele na sua vida! Por isso, entregue-se a Jesus clamando pela misericórdia de Deus ainda hoje!